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Os 10 Melhores Gatilhos Mentais Para Usar no Marketing de Rede

Se você faz parte de uma Empresa de Marketing de Rede significa que você teve um ou vários Gatilhos Mentais ativados dentro do seu Cérebro em alguma Apresentação do Plano de Negócios.

Nesse Artigo você conhecerá os Melhores Gatilhos Mentais para que você possa utilizar no seu Dia-a-Dia, ou durante suas Abordagens e Fechamentos.

Veja o que você irá aprender:
O Que São e Qual a Importância dos Gatilhos no MMN
→ O Gatilho Mental da Comparação
→ O Gatilho Mental da Curiosidade
→ O Gatilho Mental do Porque
→ O Gatilho Mental da História
→ O Gatilho Mental do Descaso
→ O Gatilho Mental da Reciprocidade
→ O Gatilho Mental da Simplicidade
→ O Gatilho Mental da Autoridade
→ O Gatilho Mental da Prova Social
→ O Gatilho Mental do Resultado

Me acompanhe … 😀

O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS
Gatilhos Mentais no Marketing de Rede: Cérebro

Os Gatilhos Mentais são Sinais acionados no Cérebro e que permitem desencadear Decisões baseadas na Emoção. É um Atalho que nosso Cérebro utiliza para Economizar Energia.

Não sei se você sabe, mas nosso Cérebro é constituído de 3 Partes, de acordo com a Neurociência:

 Reptiliano → É a menor parte do Cérebro. Responsável por manter as Funções Vitais do Corpo, como Digestão, Respiração, Batimentos Cardíacos e Reflexos Automáticos e Instintivos, como o “Piscar do Olhos em contato com um Cisco”.

 Límbico → É a parte mediana do Cérebro. Responsável pela Proteção da Prole, Emoções e Sentimentos. O Sistema Límbico é capaz de transformar Emoções em Memórias, e é aqui que os Gatilhos Mentais são acionados.

 Neocórtex → É a parte maior e mais evoluída do Cérebro. Responsável pela Linguagem, pelo Raciocínio Lógico ou Argumentativo. É a Parte Racional do Cérebro.

Saiba que 95% das nossas Decisões de Compra são Inconscientes. São tomadas de maneira Emocional (Límbico) e depois justificamos Racionalmente (Neocórtex); conforme um Estudo feito por Gerald Zaltman, professor na Universidade de Harvard. E de acordo com Cristophe Morin, autor de um bestseller sobre Neuromarketing, o impulso final da Decisão de Compra vem Instintivamente (Reptiliano).

Logo, se você quer uma Decisão mais Assertiva em um Convite/Apresentação/Fechamento, você precisa trabalhar os Gatilhos Mentais para despertar as Emoções via Sistema Límbico, enquanto vai tentando dar o “gancho final” com o Sistema Reptiliano.

Os Gatilhos Mentais no Marketing de Rede
Gatilhos Mentais no Marketing de Rede: Conceito

Se você estava pensando na possibilidade de utilizar os Gatilhos Mentais para melhorar os Resultados de suas Vendas e de seus Cadastros, saiba que isso é importantíssimo, pois se pararmos para pensar … você também foi “alvo” de Gatilhos acionados em seu Sistema Límbico … e, por isso, olha só você desenvolvendo um Negócio de Marketing de Rede. Viu como funciona?!? heheheh

Agora, o que você acha? Será que vale a pena estudar e dominar a Aplicação dos Gatilhos Mentais? Bom! Creio que acerca disso já não lhe restam dúvidas, certo?

Então … Estarei compartilhando essa parte de Neuromarketing com você em 2 artigos. Nesse artigo, que será a Parte I, estarei apresentando os Gatilhos Metais que irão atuar no Sistema Límbico, ou seja, irão ajudar a Construir a Decisão do seu Prospecto. Já na Parte II, irei trabalhar os Gatilhos que irão estimular o Sistema Reptiliano, que irá dar o tiro certeiro que determinará a Tomada de Decisão do Prospecto. E não se esqueça, tudo de forma Inconsciente.

Agora, passo a listar, de forma lógica e organizada, os 10 Melhores Gatilhos Mentais para trabalhar em suas Atividades de Marketing Multinível no caso de você optar por trabalhá-los na Internet. Está pronto?! Então vamos começar … 😀

GATILHOS MENTAIS PARA MMN
[10] COMPARAÇÃO

Referência, Comparação e Dor x Prazer

Nosso cérebro gosta de comparações ou referências que nos levem a comparar, pois elas facilitam as decisões rápidas. Então, quando o cérebro vê uma comparação do tipo “Prós x Contras“, “Vantagens x Desvantagens“, “Antes x Depois“, “Com x Sem“, “Dor x Prazer” … ele tende suas decisões para o lado Positivo da Comparação.


Exemplo de Aplicação Online

Ao invés de você divulgar Sua Empresa e Seus Produtos, publique postagens com as Expressões exemplificadas acima, ressaltando as Positividades do MMN, dos Produtos e/ou do Estilo de Vida que podem proporcionar.

GATILHOS MENTAIS PARA MMN
[09] CURIOSIDADE
Gatilhos Mentais no Marketing de Rede: Curiosidade

A Curiosidade é tão poderosa que beira à “crueldade”. Ela tem a fama de “matar” gatos (zuei … heheheh).

Ok! Ok! Vamos falar sério!

Existe uma teoria chamada “Intervalo da Informação”, do pesquisador americano George Loewenstein, que alega que somos impulsionados a buscar informações para preencher o espaço vazio que existe entre aquilo que sabemos e aquilo que queremos saber. Esse “espaço vazio” é a Curiosidade, e esse impulso é o que faz do Gatilho da Curiosidade tão poderoso.

Eric Worre estimula esse gatilho quando ensina o Convite do tipo “Abordagem Super Indireta” (Go Pro, pág72). Ele orienta a perguntar a um prospecto se o mesmo conhece alguém qualificado que tenha interesse em ter uma Renda Extra. E isso ativaria a Curiosidade de qualquer um.


Exemplo de Aplicação Online

 Divulgue Novidades! As pessoas gostam de saber o que há de novo no momento.

Oferte uma Recompensa Digital contendo uma Lista de Maneiras de se Fazer Renda na Internet, mencione que a maioria delas não requer investimento financeiro e que a 9ª é a mais vantajosa! 😀

Dinheiro na Internet

Não clique na imagem acima nem execute o vídeo abaixo … 😀

GATILHOS MENTAIS PARA MMN
[08] PORQUE

Gatilhos Mentais no Marketing de Rede: Porque

Apesar de nossas decisões serem tomadas no Inconsciente, nosso Cérebro sempre busca justificativas racionais para suas Ações. E quando uma Dúvida, Pergunta, Questionamento ou Objeção são Respondidos ou uma Razão é Apresentada, nosso Cérebro dá mais solidez à Decisão Tomada.

Robert Cialdini, no livro “Influence”, apresenta um experimento onde uma “justificativa qualquer” dada para furar uma fila da copiadora aumentou em 33% os SIMs das demais pessoas da fila permitindo o furo, em comparação com outro experimento onde não houve justificativa alguma.

Veja abaixo as justificativas dadas por um participante que queria furar a fila:

[60% de SIMs] Experimento A = “Desculpa, tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de xerox?”

[94% de SIMs] Experimento B = “Tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de xerox porque estou com pressa?”

[93% de SIMs] Experimento C = “Desculpe-me, tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de xerox porque eu tenho que fazer cópias?”

Perceba que mesmo não sendo justificativas tão boas, a apresentação de alguma razão proporcionou um aumento nos resultados que se esperava … ou seja, de SIMs.

Não estou dizendo que em uma situação real do MMN você emitirá qualquer justificativa. O que estou tentando dizer é que o Gatilho do Porque pode contribuir com o aumento dos seus Resultados, porque simplesmente as pessoas gostam de ter razões para tudo que fazem.


Exemplo de Aplicação Online

Mantendo um tom respeitoso, crie publicações argumentativas apresentando as razões de você estar trabalhando no MMN e/ou com alguns Produtos. Aproveite para responder às Objeções típicas.

GATILHOS MENTAIS PARA MMN
[07] HISTÓRIA
Gatilhos Mentais no Marketing de Rede: História

Paulinho Gogó da “Praça é Nossa” costuma emitir o seguinte Jargão: “Quem Não Tem Dinheiro, Conta História“.

Mas o fato é, que até mesmo os que possuem muito dinheiro, se utilizam bastante desse Gatilho Mental. Afinal,  Contar Histórias é a prática mais antiga de se transmitir conhecimento através das gerações. Além disso, Histórias despertam a Imaginação e, claro, as Emoções. Histórias podem fazer com que as pessoas se identifiquem com você.

Narrativas por meio de Ilustrações, Contos e Parábolas são alguns tipos que podem ser usados na transmissão de uma informação por meio de Histórias. Claro que a ideia aqui não é que incentivar que você invente histórias mentirosas ou enganosas, por isso vou exemplificar aqui algumas aplicações verídicas e eficazes.


Exemplo de Aplicação Online

Conte uma Vitória, um “Testemunho”, mostrando com detalhes, de como o MMN e/ou algum Produto contribuiu para com uma Melhoria Específica na sua Vida. Ex: Agora você lê mais!

Conte um Segredo, uma Informação que poucos sabem, e mostre como o MMN e/ou algum Produto pode ajudar. Exemplo: A Raridade de Aposentadoria Feliz pelo INSS.

Conte seus Erros e Tropeços (as pessoas gostam de saber da desgraça alheia). Apresente como você deu a volta por cima, e o que aprendeu deles. Ex: Você caiu no conto do Dinheiro Fácil e Rápido.

GATILHOS MENTAIS PARA MMN
[06] DESCASO
Gatilhos Mentais no Marketing de Rede: Descaso

Eu sei que você quer cadastrar todo mundo! Mas isso tem grandes chances de não acontecer! Então, “Você deve se Desconectar emocionalmente do Resultado” (Go Pro, p63).

Quando você demonstra com naturalidade que não faz tanta questão pelo Cadastro de certo Prospecto, ele perceberá que você está tão convicto e maduro profissionalmente, que passará a impressão de que ele é quem precisa de sua Ajuda, como Consultor. Afinal, é você quem possui uma Oportunidade de Negócio que poderá mudar a vida dele. É você quem está no Controle!


Exemplo de Aplicação Online

Elabore um Formulário no Google Forms como se fosse a Ficha de um Processo Seletivo. Passará a impressão de que você não está desesperado nem atirando para todos os lados com o intuito de cadastrar qualquer um. Além disso, com os dados preenchidos, você poderá coletar informações que podem ajudar na Apresentação do Plano, tornando-a mais Personalizada.

GATILHOS MENTAIS PARA MMN
[05] RECIPROCIDADE

Gatilhos Mentais no Marketing de Rede: Reciprocidade

Há um Provérbio na Bíblia que diz o seguinte:

Todos São Amigos do Que Dá Presentes. – Pr 19:6

Seria o reflexo resultante do Gatilho da Reciprocidade. Quando você dá algo a alguém, esse alguém se sente no dever de retribuir, de alguma forma. No caso da citação acima, a própria aproximação amistosa é a retribuição pelo recebimento do presente.

A Reciprocidade é um dos Alicerces do Inbound Marketing, uma Estratégia do Marketing de Atração baseada em Conteúdo Gratuito e de Valor. É a Máxima da Lei da Semeadura ou da 3ª Lei de Newton (Ação e Reação).


Exemplo de Aplicação Online

Faça um Elogio Sincero ao Prospecto“, incentiva Eric Worre no Passo 2 do Convite (Go Pro, 67). Segundo ele, isso “abre as portas para a comunicação e deixará o prospecto mais aberto ao que você tem a dizer“.

Ofereça Iscas ou Recompensas Digitais em troca dos Contatos dos Prospectos. Isso fará com que você crie a famosa Lista Quente Infinita. As pessoas criarão a primeira conexão emocional com você no exato momento em que você iniciar uma comunicação com ela entregando o presente barganhado.

Não se esqueça que Gentileza gera Gentileza … 😀

GATILHOS MENTAIS PARA MMN
[04] SIMPLICIDADE

Gatilhos Mentais no Marketing de Rede: Simplicidade

Nosso Cérebro gosta de Coisas Simples, Sem Complicações. É como andar de Bicicleta!

“É só olhar pra frente e pedalar”, dizia nosso pai.

Claro que durante o processo, aprendíamos que também era necessário “se equilibrar para não cair” e, mais tarde, aprenderíamos na escola que o giro constante da roda gerava uma Força Centrípeta que contribuía com tal Equilíbrio (não vamos nos aprofundar em Física, se acalme … vamos continuar sem complicações … heheheh).

Sabendo desse Gatilho Mental, Eric Worre revela a Fórmula para a Independência Financeira no Marketing de Rede:

Conseguir com que um Grande Número de Pessoas Faça Coisas Simples, de Maneira Consistente, por um Longo Período de Tempo. – Go Pro, p63


Exemplo de Aplicação Online

Crie uma Campanha no Facebook oferecendo uma Recompensa Digital para 700 pessoas por dia em sua Região Metropolitana, investindo R$30/mês em Anúncios. Verá como é Simples caso estiver disposto a Aprender. Tal como a Bicicleta, alguém terá que lhe acompanhar, mas depois de um tempo de prática, estará pedalando com os braços abertos. 😀

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GATILHOS MENTAIS PARA MMN
[03] AUTORIDADE
Gatilhos Mentais no Marketing de Rede: Autoridade

Esses 3 últimos Gatilhos Mentais deveriam ser os Primeiros da Lista, por serem interligados e, muitas das vezes, determinantes na hora de um Fechamento de Cadastro, porém os enumerei de forma correta e os apresentei em ordem decrescente.

Esse Gatilho é importante porque ele faz com que uma pessoa dê crédito ou confie em outra pessoa que seja e demonstre ser Autoridade no Assunto.

Perceba que um Simples Uniforme Profissional pode Ativar esse Gatilho, tal como uma pessoa qualquer vestindo um Jaleco Médico, por exemplo. Porém, sabemos que é o Domínio do Conhecimento e a Experiência que mantém tal Gatilho Ativado.

Por isso, gerar Autoridade não é uma Tarefa Fácil, inclusive é o que mais requer o Trabalho Duro do MMN Online. O processo para geração de Autoridade é longo e permanente, e vai exigir bastante esforço.

Após alguns anos observando o MKT Digital e o MKT Multinível, percebi que Autoridade se constrói:

Estudando Muito, para Dominar os Assuntos!

Externando Muito Conhecimento, por meio de Conteúdos Gratuitos!

Praticando Muito, para Acumular Experiência!

Aqui não cito Resultados Financeiros pois não são Obrigatórios. Professores, Médicos, Servidores Públicos, Mestres de Capoeira, por exemplo, são Autoridades em suas Áreas de Atuação, mas isso não significa que sejam bem-sucedidos Financeiramente.

Além disso, mantenha a Humildade no Antes, no DuranteDepois que a Influência da sua Autoridade alcançar Notoriedade.

Falando em Autoridade, eis uma propaganda comercial que ficou bastante famosa ativando esse Gatilho:


Exemplo de Aplicação Online

Produza Conteúdos Relevantes em um Canal do Youtube, Facebook ou Blog. Esses Conteúdos precisam Resolver Problemas ou Tratar Questões típicas do seu Público Alvo.

Crie uma Marca e um Uniforme Profissional contendo ela como Logo.

Promova Webinários quando você já estiver bem preparado, com uma certa audiência e com desenvoltura com gravações ao vivo.

 Peça uma “Carta” de Recomendação em formato de vídeo de alguma outra Autoridade que seja Referência na sua Área de Atuação, como um Diamante da sua Empresa de MMN. Aproveito para dizer, que quando você tiver construído sua Autoridade, recomende apenas caso tiver certeza de que tal recomendação não queimará seu filme perante sua Audiência.

GATILHOS MENTAIS PARA MMN
[02] PROVA SOCIAL
Gatilhos Mentais no Marketing de Rede: Prova Social

Quando sua Autoridade é acompanhada de Provas Sociais, sua Autoridade é Ampliada. As pessoas tendem a seguir a maioria, o famoso “efeito manada”, como dizem.

Por exemplo:
Você está em frente a duas lanchonetes novas em seu bairro. A Lanchonete A está vazia e a Lanchonete B tem fila para entrar. Se a fome não falar mais alto, qual delas você tenderia a optar? Sem dúvidas, a Lanchonete B, correto?

Um experimento colocou 1 pessoa parada no meio da rua olhando para o céu. Dentre as pessoas que passavam por ali, 40% delas paravam para olhar na mesma direção. Depois, colocou 2 pessoas paradas no meio da rua e olhando pro céu,  e 60% das pessoas que por ali passavam imitavam o comportamento. E, por fim, 4 pessoas paradas olhando para o céu, resultou em 80% das pessoas imitando o comportamento. Esse experimento ajudou a mostrar o poder que há no Gatilho Mental da Prova Social.

Pois é … esse Gatilho pode ser explorado facilmente na Internet, principalmente por meio das Redes Sociais onde as pessoas podem interagir com seu Conteúdo. Curtidores, Seguidores, Inscritos, Comentários, Compartilhamentos, Depoimentos … Tudo isso gera Prova Social para você.


Exemplo de Aplicação Online

Estimule seu Público a interagir com seu Conteúdo. Peça que Curtam, se Inscrevam, Compartilhem, Comentem! Usar Call Action (Chamada para a Ação) em seus Conteúdos fomentará a produção de muitas Provas Sociais na sua Zona de Engajamento.

GATILHOS MENTAIS PARA MMN
[01] RESULTADO
Gatilhos Mentais no Marketing de Rede: Resultado

Os Resultados são frutos colhidos após uma Persistente e Trabalhosa Semeadura, direta ou indiretamente!

No Marketing Multinível os Resultados são muito importantes, principalmente para provocar colapso mental entre as pessoas que são do seu Círculo de Relacionamentos.

Isso é Pirâmide! – Eles disseram.
Isso não dá certo! – Eles disseram.
Em pouco tempo irá desistir! – Eles disseram.
Você está delirando! – Eles disseram.
Como Conseguiu Tanto Dinheiro? – Eles perguntam.


Exemplo de Aplicação Online

Não irei me estender muito sobre a Efetividade desse Gatilho, pois contra Resultados Honestos e Duradouros Não Há Argumentos; e na Indústria do MMN há 3 Formas de Fazer Renda:

Vendendo os Produtos da Empresa;

Construindo uma Rede de Distribuidores; e

A 3ª Forma é Revelada no MiniCurso Gratuito que ofertei lá no Gatilho da Simplicidade. Se inscreve lá … é Gratuito! 😀

CONCLUSÃO

Bom! Está mais que claro que minha sugestão é que você se aprofunde e domine a aplicação desses e outros Gatilhos Mentais, por isso quero concluir esse Artigo indicando alguns títulos literários conhecidos, tal como:
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie.
Armas da Persuasão, de Robert Cialdini.
Sim ! 50 Segredos da Ciência da Persuasão, de Robert Cialdini.

Não deixe de postar aqui seu Comentário dando sua Opinião ou apresentando outros Gatilhos aplicáveis ao MMN.

E claro, se você gostou desse Artigo e deseja que outros conheçam “Os 10 Melhores Gatilhos Mentais aplicáveis ao Marketing de Rede“, compartilhe esse Artigo sem Moderação … 😀

Abraço, Felicidades e Sucesso!

Nos vemos no próximo artigo!

Os 10 Melhores Gatilhos Mentais Para Usar no Marketing de Rede
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