MULTINÍVEL ELEMENTAR

As 5 Ondas do MMN e a Onda do Aquário

Richard Poe, escritor e jornalista norte-americano, autor de vários best sellers sobre o assunto, dividiu a Evolução do Marketing de Rede em 5 Períodos, chamados de “Ondas do MMN“. Cada uma dessas Ondas possui Características Específicas, e uma delas podemos considerar como sendo a “Onda do Aquário”.

As Onda do MMN | Introdução

Nesse Artigo irei apresentar as Ondas do MMN de uma forma diferenciada, temperada com uma Crítica Polêmica! Está pronto? Então simbora surfar … 😀

Veja o que você irá aprender nesse Artigo:
1ª Onda
→ 2ª Onda
→ 3ª Onda
→ 4ª Onda
→ 5ª Onda

A 1ª ONDA DO MMN: A ONDA DA DÚVIDA

Primeira Onda do MMN

A 1ª Onda (1941 a 1979) foi considerada a Onda da Dúvida, pois o MMN era ligeiramente confundido com Esquemas Ponzi.

As águas dessa Onda tem suas influências até Hoje devido à Falta de Informação da Sociedade, devido à Proliferação de Pirâmides Financeiras e devido às Práticas Questionáveis de Empresas e Empreendedores de MMN.

Outros Marcos ocorridos durante a 1ª Onda:

  • Em 1949, Jay Van Andel e Rich DeVos, dois jovens amigos e nerds, passaram a ser distribuidores da Nutrilite (fundada em 1934 pelo médico, químico e industrial norte-americano Carl Rehnborg);
  • Em 1959, Jay e Rich fundam a Amway (American Way Association), e em 1970, compram a Nutrilite;
  • A Década de 60 foi marcada por Acusações Judiciais vindas de Estabelecimentos Comerciais Tradicionais que viam prosperar uma Nova Maneira de Distribuição de Produtos (em forma de Rede Interpessoais).
  • Em 1975, a Comissão Federal de Comércio (CFC) acusou a Amway de operar em Esquema de Pirâmide; e os Debates se prolongaram por 4 anos.
  • Em 1978 é criada a World Federation of Direct Selling Association (WFDSA – Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas), uma organização sem fins lucrativos que visa a legitimidade do Marketing Multinível.
  • Em 1979, a CFC define o MMN como um Modelo de Negócio Legítimo, distinguindo-o das Pirâmides Financeiras Ilegais e dando fim à 1ª Onda.

A 2ª ONDA DO MMN: A ONDA DA IMATURIDADE

Segunda Onda do MMN

A 2ª Onda (1980 a 1989) foi considerada a Onda da Imaturidade, pois com a CFC dando Carta Branca e com os Computadores mais Acessíveis, cada um queria ter sua Própria Empresa de MMN, e com isso, Empresas sem muita Estrutura eram criadas e quebravam após o 4º ano, frustrando os Adeptos ao Modelo de Negócios.

Naquela época, os Distribuidores desempenhavam funções extras, como a Entrega dos Produtos, e requeria-se deles a aquisição de um grande volume de produtos para ascender no Plano de Carreira. Isso desgastava os Distribuidores de forma física, emocional e financeiramente.

As águas dessa Onda tem suas influências até Hoje, visto que ainda muitas Empresas sem Estrutura são criadas e mesmo as que já operam de forma Robusta no Modelo Tradicional, apostando no MMN, acabam por subestimá-lo, e fracassam.

APRECIE TAMBÉM ➡️  Marketing Multinível: SEBRAE Promove o MMN desde 2003

Abrindo um Parenteses: A Evolução da Informática

Evolução dos Computadores

Repare na imagem acima. Perceba que as Tecnologias Computacionais trouxeram melhorias para o Mundo Inteiro, e a Evolução do MMN também está atrelada aos Avanços Tecnológicos.

Fazer uso da Tecnologia, como o Telefone Fixo, o Celular, e agora, a Internet … é um processo de Adaptação não só Importante, mas Vital para seu Negócio Multinível, mesmo que Líderes da Década Passada digam o Contrário.

A 3ª ONDA DO MMN: A ONDA DA ESTRUTURAÇÃO

Terceira Onda do MMN

A 3ª Onda (1990 a 1999) foi considerada a Onda da Estruturação, onde as Empresas começavam a tornar mais eficientes os Processos Operacionais (Produção, Logística e Treinamento), bem como a utilização de Tecnologias que facilitavam a Comunicação e Softwares que geriam de forma automatizada, as Indicações e as Comissões.

Os Planos de Comissionamento passaram a ficar mais atrativos, e também retiravam de sobre os Distribuidores as funções extras da Onda Anterior.

As águas dessa Onda tem suas influências até Hoje, com melhorias contínuas nos Processos Operacionais. Porém, as Empresas e a Maioria dos Líderes se posicionam descabidamente com resistência contra o uso estratégico das tecnologias deste século.

A 4ª ONDA DO MMN: A ONDA DA VALORIZAÇÃO

Quarta Onda do MMN

A 4ª Onda (2000 a 2009) foi considerada a Onda da Valorização, onde as Empresas Tradicionais começam a Reconhecer o Valor do Modelo Multinível, por Fidelizar e Monetizar Consumidores por fazerem o que já fazem naturalmente: O Marketing Boca-a-Boca.

O Conceito de Alavancagem Empresarial e Alavancagem de Renda Pessoal começou a ser visto com bons olhos por empresários e consumidores do mundo inteiro, ofuscando ainda mais o preconceito com o MMN herdado da 1ª Onda.

Especialistas e Escritores das Áreas de Finanças, Administração e Marketing, passaram a ressaltar as Vantagens do Marketing de Rede, inclusive, apontando-o como “O Negócio do Século XXI”.

As águas dessa Onda tem suas influências até Hoje, com o MMN sendo adotado por mais e mais Empresas, e assim aquecendo o Mercado Multinível.

A 5ª ONDA DO MMN: A ONDA DIGITAL

Quinta Onda do MMN

A 5ª Onda (2010 em diante) é considerada a Onda Digital, onde a Internet desempenha um Papel Vital, Paralelo e Estratégico.

Usar Técnicas e Estratégias de MKT Digital em seu Negócio Multinível é a 8ª Habilidade do Profissional de Network Marketing, uma Habilidade que elimina as limitações offline das 7 Habilidades citadas no Livro Go Pro.

Pensando nisso, em Janeiro de 2015, nasce a 1ª Plataforma de MKT Digital voltada Exclusivamente para Profissionais do MKT de Rede. E quando eu falo em ser a 1ª, não é por força de expressão, mas ipsis litteris, ao pé da letra.

Abaixo você pode conferir que o domínio (downlinepress.com) foi registrado em 13/01/2015.

Origem DownlinePress

Em 2016 foram lançadas as inéditas Estações de Trabalho, disponibilizando Iscas e Funis Licenciados e Personalizados por Empresa. E agora, em 2018, a Plataforma lançará uma Nova Versão no Mercado, para melhor atender os Profissionais do Multinível.

APRECIE TAMBÉM ➡️  Livros de Marketing Multinível: Um Guia Com Todos para Baixar/Adquirir

Veja! As águas dessa Onda se estenderão até o Apocalipse … Aproveite!


Abrindo um Parenteses: Onda do Aquário

As Onda do MMN | do Aquário

A 5ª Onda também se apresenta como sendo a Onda do Aquário!

Como a Internet estreitou o relacionamento com Profissionais de Outras Empresas, e projetou muitos Líderes que já se Posicionaram na Web … mais e mais se tem visto a famigerada “Pesca no Aquário“.

Aqui no Brasil, isso está nítido nas Redes Sociais, e o efeito colateral disso é o Brasil ter caído de 4º para 6º no Ranking de Vendas Diretas, mesmo com a Mononível Natura ter subido no Ranking por Faturamento. Perdemos Posição até para a Coréia do Sul, que possui 1/4 da População Brasileira.

Essa “Pesca no Aquário” também fabrica líderes “ping pong” … aqueles que pulam de galho em galho sempre em busca do galho mais reluzente.

Recentemente, compilei um eBook com os 23 Melhores Públicos para Prospectar Online. Você pode ter acesso a ele como Bônus ao se tornar um Assinante da Plataforma DownlinePress ou adquirindo-o avulsamente clicando AQUI.

Acredite! Há um Oceano Azul fora desse Aquário Sangrento! 😀

Além disso, disponibilizo a quem for Inscrito do meu Canal no Youtube, uma Versão Gratuita desse eBook:

Públicos para MMN

INSCREVA-SE NO CANAL E PEGUE SUA CÓPIA

CONCLUSÃO

Como você pôde perceber, temos que lidar com resquícios de todas as últimas 4 Ondas. Nosso Objetivo é sempre elevar os resquícios Positivos e eliminar/amenizar os negativos.

Além disso, sabendo que a Tecnologia sempre esteve atrelada à Evolução do MMN, chegou a hora de começar a questionar Líderes que não se atentaram a essa parte da História do Multinível.

Aproveite e deixe abaixo nos Comentários sua opinião a respeito das 5 Ondas do MMN.

E claro, se você gostou desse Artigo e deseja que outros também saibam mais sobre MKT Multinível e MKT Digital, compartihe esse Artigo sem Moderação … 😀

Desejo Felicidades e Sucesso!

Até a próxima!

3 Comentários

Clique AQUI e Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • ➡️ Mas me fala aí o que você acha? Qual sua opinião a respeito das 5 Ondas do MMN?
    Deixe abaixo suas Considerações sobre esse Assunto. ⤵️⤵️⤵️

    • Excelente artigo, Welton!!! É perceptível como o MMN no Brasil tem sido manchado pelo amadorismo de alguns ditos “profissionais”. Podemos dizer que estamos sofrendo com a “duplicação negra” do MMN… A visão sobre outros nichos a serem explorados ainda é míope e grande parte dos líderes não se atentou pra isso… Acredito que o problema não está nas empresas, no plano de negócios ou nos produtos… Está com aqueles que, por terem influência digital, arrebatam uma série de distribuidores desesperados por resultados, hora na empresa X, hora na empresa Y… Isso só mostra falta de foco, indisciplina e inconstância, fatores cruciais para o verdadeiro fracasso… Não vejo problema nenhum em promover ou vender cursos, pois o Empreendedor provavelmente dedicou inúmeras horas pra chegar àquela solução e acho justo cobrar pelo seu conhecimento… O que não concordo é com a inconsistência na forma de trabalho de alguns deles… Tomara que este Blog, assim como outros que tem levantado a bandeira da transparência e do profissionalismo no MMN, consigam fomentar pessoas íntegras e que elevam o padrão do nosso negócio. Ainda chegaremos lá…
      Grande abraço!!!

Um Resumo Semanal em Seu Email: ⤵️